Já subiu a Serra Grande?

GOPR9913 scaled - Serra Grande
Serra Grande

A Serra Grande é um dos roteiros próximos a Boa Vista, com baixo custo e com certeza ótimo aproveitamento. Com muita água e cachoeiras pelo caminho, além de muitos animais e muitas orquídeas, fazem da Serra Grande um roteiro para o conhecido Full Day, dia cheio de atividades, ou até mesmo uma viagem de dois a três dias.

WhatsApp Image 2017 09 06 at 17.36.24 3 - Serra Grande
Pôr do sol na Serra Grande

Localizada no município de Cantá, a 38 quilômetros de Boa Vista, o viajante gasta mais 30 quilômetros até chegar ao pé da serra e começar a caminhada. Para chegar ao local, é preciso seguir pela BR 401, RR 206 e seguir pela estrada vicinal ao Rio Branco. A Serra Grande tem 850 metros de altura mas, por questões de segurança, os visitantes montam acampamento acima da principal cachoeira do lugar, a Excalibur, que fica a 500 metros do pé da serra. (Informações da internet)

WhatsApp Image 2020 01 29 at 14.02.45 - Serra Grande
Curtindo com a turma em uma das muitas cachoeiras na subida

Indo pela estrada que dá acesso ao Haras, vicinal Serra Grande, seguindo para a vila Serra Grande 1 e daí indo rumo a vicinal Rio Branco. Chegando a um sítio no pé da serra.

DSC05099 - Serra Grande
Uma das paradas é a cachoeira da massagem

Como falamos sempre é um paraíso de cachoeiras, com água do pé da serra até o topo, podendo avistar diversos animais e aves, sem falar nas orquídeas e bromélias durante o percurso. Foi um lugar desenhado para ser visitado de forma educada e inteligente.

616977 421202137922410 2120321833 o - Serra Grande
Corredeiras logo antes do sítio de acesso à serra

Uma dica que sempre falo a meus amigos é, tente aproveitar ao máximo cada instante na Serra Grande, observar até mesmo os menores animais e insetos que são encontrados pelo caminho, são fascinantes, às vezes conseguimos encontrar sapos do tamanho de unhas, ou borboletas azuis lindas enormes que praticamente não param, deixando o visitante apenas na vontade de ter feito fotos da mesma.

169534 432126936829930 909071612 o - Serra Grande

As formações rochosas que se destacam por sua tonalidade, e tem até a pedra que batizamos como a pedra de Jó, pelo formato que tem formando as letras. Não deixe de admirar o canto das aves, e as flores que são vistas no percurso, orquídeas e lírios que se destacam em suas colorações.

337259 423341264375164 23643298 o - Serra Grande
Frutos e flores encontrados pelos

O caminho é difícil para quem nunca foi e a cada chuva, passa por mudanças no percurso, com árvores caídas, fazendo com que o guia de turismo busque o meio mais apropriado para levar o turista até o topo.

WhatsApp Image 2020 01 29 at 13.49.12 1 - Serra Grande

A subida é um pouco cansativa, mas muitas vezes passa despercebida pelas belezas que são encontradas pelo caminho, e a vista do Rio Branco ao fundo, que vai aparecendo em meio à copa das árvores.

G0070151 - Serra Grande

Aproveite, tire um dia de folga, e faça um roteiro como o Full Day na Serra Grande, que poderá até cansar o corpo, mas com certeza irá conseguir descansar em todos sentidos a sua mente.

COM QUEM IR?

Outra dica é, viaje para a Serra Grande ou quaisquer outros pontos turísticos com pessoas que conheçam a região, pois a falta dessas pessoas, pode gerar transtornos no percurso e até mesmo perigo para o grupo, pois podem se perder ou se acidentar. O guia de turismo é essencial para que o grupo possa fazer de sua viagem a mais tranquila e conhecer bem a região, além de contar lendas e histórias de cada ponto visitado.

Clube Native

Um dos nossos grandes parceiros é a Clube Native, o pessoal manda muito bem e tem muitas ideias boas, sempre inovando no turismo de aventura em nosso Estado. O site é: https://www.clubenative.com.br/ e o insta da turma é: https://www.instagram.com/clubenative/.

Caburaí Adventure

Outro grande parceiro é a Caburaí Adventure, que vive desbravando o estado de Roraima, sempre apresentando novos lugares a se visitar. O insta da turma é: https://www.instagram.com/caburai.adventure/.

Makunaima Expedições

Esta turma já está há um bom tempo fazendo um excelente trabalho em apresentar nosso Estado e suas belezas, além de ter uma pegada voltada também ao público empresarial. O site deste nosso parceiro é: https://www.makunaima.com/ e o seu instagram é: https://www.instagram.com/makunaimaturismo/.

Fui Trilharr

Outra grande equipe que desenvolve o turismo em Roraima é a Fui Trilharr, sempre desbravando pelo Brasil e mundo, levando a turma de Roraima para conhecer as belezas que existem, onde quer que elas estejam. O instagram deles é o: https://www.instagram.com/fuitrilharr/.

Roraima Adventure

E não poderíamos deixar de falar da Roraima Adventure, uma das precursoras do turismo em Roraima que há anos desenvolve um excelente trabalho aqui e por onde passa. O site desta turma é o: https://roraimaadventures.com.br/ e o instagram é o: https://www.instagram.com/roraimaadventures/.

20190519 110122 scaled - Serra Grande

QUANDO IR?

Dê sempre preferência ao início das chuvas, que sempre iniciam no final de março e seguem até o final de julho, início de agosto, e após o período das chuvas, seja até no máximo final de outubro. Geralmente após este período as cachoeiras começam a diminuir de nível e a água pelo percurso começa ficar escassa.

WhatsApp Image 2020 01 29 at 14.43.39 - Serra Grande

O QUE LEVAR?

Repelente em creme contra inseto, pois caso tenha se ralado o repelente tipo spray causará ardor, protetor solar, calça longa e leve, que possa ser molhada, evite roupas pretas, pois atraem mosquitos, boné ou chapéu, medicamentos pessoais e caso tenha alergia a algo (avisar ao guia de turismo ou alguém que estará acompanhando na viagem), tênis ou bota, a pessoas que preferem ir de sandália tipo japonesa e meia, rede, levar uma sacola grande para colocar objetos que não podem ser molhados caso chova no percurso.

WhatsApp Image 2020 01 29 at 14.43.43 - Serra Grande
Camping

Leve câmera fotográfica, filmadora e celular, pois algumas operadoras funcionam em partes do caminho e no topo da serra, e já pode aproveitar para ir postando suas fotos nas redes sociais.

Outra dica é a hidratação para esse período de seca, então se pensar em se aventurar, leve muita água e isotônicos para reposição de sais.

WhatsApp Image 2020 01 29 at 13.11.20 - Serra Grande
Rapel na cachoeira Excalibur

O QUE FAZER LÁ?

Além do trekking, que é um pouco puxado, as atividades por lá são: camping, canionismo (rapel nas cachoeiras), observação da fauna e flora e a astrofotografia.

Brilhante scaled - Serra Grande
Astrofotografia

Algumas fotos para produção deste material foram cedidas pelas equipes da Caburaí Adventure e da Fui Trilharr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *